Interdisciplinaridade

PensadoresPedagogiaInterdisciplinaridadePesquisa

Uso da Interdisciplinaridade e de Temas Transversais na Educação.

.

Interdisciplinaridade Autonomia, Pluralismo e Espaço Escolar.

A Lei de diretrizes e Bases da Educação nacional preceitua  que os sistemas de ensino definirão suas normas de Gestão Democrática e garante a participação dos profissionais da Educação na elaboração dos projetos pedagógicos das escolas e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Os elementos de gestão são os projetos pedagógicos das escolas e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

..

Wikipedia: interdisciplinaridade. Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinaridade se faz presente.

.

IBICT. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Olga Pombo. Com o objetivo de contribuir para a superação da equivocidade que envolve o conceito de interdisciplinaridade, começamos por uma proposta de estabilização do sentido da palavra. Num segundo momento, procura-se mostrar que aquilo que explica o caráter recorrente com que o conceito, apesar de equívoco, continua a ser utilizado, é a procura de uma resposta positiva para o fenômeno avassalador da especialização, a tentativa de ultrapassar os graves cultos culturais, institucionais e heurísticos dele decorrentes.

.

Interdisciplinaridade. brunorangelvillela


.

UNB. Interdisciplinaridade: o que é isso? Jairo Gonçalves Carlos. Segundo Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época.

.

Recanto das Letras: Interdisciplinaridade. Leandro Martins de Jesus. Esta produção textual, tem como função primordial tratar sobre a interdisciplinaridade, um dos maiores desafios educacionais para o século XXI, estabelecendo o seu conceito, com base nos trabalhos e pesquisas em curso que tratam desta problemática, bem como observar sua importância para a educação e aprendizagem significativa da realidade atual.

.

Documentário. Lúcia Vilas Bôas – interdisciplinaridade. tvescola

.

Fundação Darcy Ribeiro. Interdisciplinaridade . Que se entende por interdisciplinaridade? Como se dá nossa relação com o mundo social, natural e cultural? Esta relação se dá fragmentada, de tal modo que cada fenômeno observado ou vivido é entendido ou percebido como fato isolado?

.

Inclusão. Inter-Transdisciplinaridade e Transversalidade. Instituto Paulo Freire/Programa de Educação Continuada. Os temas transversais dos novos parâmetros curriculares incluem Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade brasileira de hoje, presentes sob várias formas na vida cotidiana. São amplos o bastante para traduzir preocupações de todo País, são questões em debate na sociedade através dos quais, o dissenso, o confronto de opiniões se coloca.

.

Metodologia do Conhecimento Científico. nittasvideo. Trailer do DVD – Metodologia do Conhecimento Científico – da coleção Educação pela Pesquisa – ATTA Mídia

.

Fórum Educação. Uma Postura Interdisciplinar. Thereza Cristina Bordoni. Interdisciplinaridade é um termo que não tem significado único, possuindo diferentes interpretações, mas em todas elas está implícita uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca da unidade do pensamento. Desta forma a interdisciplinaridade difere da concepção de pluri ou multidisciplinaridade, as quais apenas justapõe conteúdos.

.

Educacional. Interdisciplinaridade de A a Z. Ivani Fazenda, 2001. Ivani Fazenda, que pesquisa a interdisciplinaridade há 30 anos, debate e lança dicionário sobre o tema na Educar 2001. Para ela, há material de qualidade para se criar uma “disciplina da interdisciplina”.

.

Ilea, UFRGS. Interdisciplinaridade: Um Conceito em Construção. Railda F. Alves; Maria do Carmo E. Brasileiro; Suerde M. de O. Brito. Este artigo aborda a interdisciplinaridade de forma histórica e crítica. Evidencia as filosofias de base: a filosofia do sujeito e o marxismo dialético, localizando a Teoria das Representações Sociais nesse contexto.

.

UFSM. A Interdisciplinaridade ao Alcance da Escola. Delcio Barros da Silva. Pode-se afirmar que a interdisciplinaridade é considerada uma forma de pensamento que procura explicar os fatos sob diferentes pontos de vista. Daí resulta que a linguagem – objeto para o qual convergem diversas disciplinas – pode ser estudada, por exemplo, sob o ponto de vista da Psicologia da Aprendizagem, da Sociolingüística, da Psicolingüística, da Lingüística, entre outras abordagens igualmente importantes.



Uma resposta a Interdisciplinaridade

  1. Pingback: Interdisciplinaridade | Pedagovix

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s