Pensadores

Principais Pensadores do Universo Pedagógico

  • Sócrates:

(469-399AC)O mestre em busca da verdade. Para o pensador grego, só voltando-se para o interior o homem chega a sabedoria.

Sócrates e o “Conhece-te a ti mesmo”.

_____________________________

  • Karl Marx:

(1818-1883) O filósofo da revolução. O pensador alemão, um dos mais influentes de todos os tempos, investigou a mecânica do capitalismo e previu que o sistema seria superado pela emancipação dos trabalhadores.

Paulo Freire e Marxismo.

A Teoria Social de Karl Marx.

Música de Zéca Baleiro

_______________________________

  • Lev Vygotski:

(1896-1934))O teórico do ensino como processo social. A obra do psicólogo ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea.

Vigotsky.


Praticando Vygotsky (parte I).

______________________________

  • John Dewey:

(1859-1952) O pensador que pôs a prática em foco. O folósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças.

John Dewey – Breve Vida e Obra.

Dewey: Sua Repercussão na Educação (1/2).

UNIVESP

_____________________________.

  • Maria Montessori:

(1870-1952)A médica que valorizou o aluno. Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós.

Maria Montessori parte 1.

iDEA DigitalVideoStudio

Especial escolas: Escola Montessoriana (4/7).

Brinquedoteca, questionamentos. Conheça mais sobre a pedagogia criada por Maria Montessori

_____________________________

  • Célestin Frenet:

(1896-1966) O mestre do trabalho e do bom senso. O educador frances desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e o jornal da classe. Criou um projeto de escola popular, moderna e democrática.

Célestin Freinet (parte 1 de 2)

A Presença da Pedagogia Freinet no Brasil. (Parte 2).


_______________________________

  • Anísio Teixeira:

(1900-1971) O inventor da escola pública no Brasil. O educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado.

Anizio Teixeira.

Anísio Teixeira: educação não é privilégio (Parte 1/5).

Anisio Teixeira e a educação.

______________________________

  • Fernando de Azevedo

(1894-1974)  Foi um professor, educador, crítico, ensaísta e sociólogo brasileiro.

SÉRIE EDUCADORES – Fernando de Azevedo (AZEVEDO)

Sociologia – Fernando de Azevedo.

______________________________

  • Paulo Freire:

(1921-1977)O mentor da educação para a consciência. O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo”.

Educadores do Brasil, Paulo Freire.

Um vídeo que mostra vida e obra de um dos maiores educadores do mundo, Paulo Freire. Um documentário com depoimentos e relatos de experiências do próprio educador.

Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire.

Ultima Entrevista a Paulo Freire 1° parte.

Ultima Entrevista realizada a Paulo Freire 1° parte. Un documento fundamental para los que aún no conozcan la obra de este gran educador

______________________________

  • Jean Piaget:

(1896-1980) O biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio. O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.

Jean Piaget – tendência cognitiva.


Especial Escolas: Escola Construtivista (3/7).

____________________________

  • Darci Ribeiro

(1922-1997) Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Como Ministro da Educação do Brasil realizou profundas reformas que o levou a ser convidado a participar de reformas universitárias no Chile, Peru, Venezuela, México e Uruguai, depois de deixar o Brasil devido ao golpe militar de 1964.

Darcy Ribeiro – Vida e obra.

Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro – Matriz Tupi

OPovo Brasileiro Completo parte 1

_____________________________

  • Edgar Morin:

(1921) É considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos da complexidade. A principal obra de Edgar Morin é a constituída por seis volumes, “La Méthode” (em português, O Método). O arquiteto da complexidade. Sociólogo francês propõe a religação dos saberes com novas concepções sobre o conhecimento e a educação.

Edgar Morin e a Educação.


Edgar Morin Educação na Era Planetária.

Conferência do ciclo Universo do Conhecimento gravada na sede da Unesco em Paris. Edgar Morin questiona se o atual sistema de educação é capaz de educar para a era planetária, que teve seu início com as navegações portuguesas e as conquistas dos continentes. Edgar Morin é um dos intelectuais mais destacados da atualidade devido, sobretudo, a seu empenho em articular, a partir de um pensamento complexo, natureza, mente e sociedade.

_____________________________

  • Emilia Ferrero:

(1936) A estudiosa argentina que revolucionou a alfabetização. A psicolinguista argentina desenvolveu os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, o que levou os educadores a rever radicalmente seus métodos...

Emilia Ferreiro – outubro de 2006.

______________________________

  • Celso Antunes:

(1937) Consultor Educacional do Canal Futura e Sócio Fundador do “Todos pela Educação”, assim como, membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCO. Autor de professores e Professauros: Reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. O autor discute os paradigmas da velha e nova pedagogia, no século XXI. Editora Vozes. 2008.

Celso Antunes – Escolha de uma boa escola.

____________________________

  • Waldorf:

Especial Escolas: Escola Waldorf (parte 5/7).

A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo alemão Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança.

____________________________

  • José Manuel Moran:

Professor de Novas Tecnologias do curso de Televisão da Universidade de São Paulo. Autor dos livro :”Mudanças na Comunicação pessoal”

O tema é: Tecnologia na Educação – José Manuel Moran (1)

Novas metodologias para aprendizagem com tecnologias móveis

José Manuel Moran

____________________________

  • Mário Sergio Cortella:

Titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em educação da PUC-SP, na qual está de 1977 a 2012, além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral, desde 1997, e foi no GVPec da Fundação Getúlio Vargas, entre 1998 e 2010. Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), durante a administração de Luiza Erundina, e foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). Fez o programa “Diálogos Impertinentes” na TV PUC, no Canal Universitário.

Qual a postura ideal do professor?

Novos Paradigmas da Educação

Mario Sergio Cortella 2003 – OSP

____________________________

Referências:

____________________________

www.ianalitica.com.br

3 respostas a Pensadores

  1. Pingback: Apresentações do TCC | Pedagovix

  2. Ildefonso Martins diz:

    Oi Sérgio,

    Interessante.
    Vou encaminhar para colegas da área de pedagogia.

    Abraços,
    Ildefonso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s